Cuidados antes de se levar o computador para a assistência

Vivemos em uma era digital em que dependemos de dispositivos eletrônicos para fazer diversas coisas. Um deles é o computador, utilizado nos mais diferentes tipos de trabalho. Mas, com o tempo, é natural que o computador comece a dar alguns problemas e, em algum momento, você terá de leva-lo para dar manutenção. Nesse momento, é importante ser cauteloso. É essencial ter alguns cuidados antes de levar o computador para a assistência.

Leve em assistência autorizadas ou confiáveis

O primeiro passo é sempre procurar por empresas que já tenham um nome no mercado, ou alguma que seja indicação de alguém da área e que já tem vivência no assunto. Outra opção são as empresas autorizadas da própria marca, que geralmente são mais confiáveis. Infelizmente, vivemos em um mundo difícil de confiar em qualquer um, e quando se trata de algo tão valioso, o cuidado deve ser redobrado.

Conheça o seu computador

É relativamente comum ouvirmos casos de pessoas que foram enganadas ao levar um computador na assistência técnica. Desde peças que foram mal trocadas, acarretando em problemas maiores no futuro, até a troca não autorizada de peças por modelos inferiores ou até mesmo com defeitos.

Por isso, é muito importante que você conheça muito bem o seu computador. Tire fotos ou anote os modelos e números de série dos componentes, para quando chegar da assistência, você possa conferir uma a uma.

Não economize nos backups

O computador, além de um instrumento de trabalho e diversão, é bastante utilizado para armazenamento de arquivos. Organizamos por pastas arquivos e documentos da faculdade, do trabalho, pessoais, entre muitos outros.

Por isso, é importante fazer um backup antes de levar na assistência. Salve todos os seus arquivos em um pen drive ou um HD portátil. Veja bem: não é porque a máquina está indo para a assistência que signifique que precisará de uma formatação, mas é melhor prevenir para evitar transtornos caso aconteça algum problema mais sério no HD do computador.

Utilize a “nuvem”

Ainda no assunto backup, use e abuse do armazenamento em nuvem. Dessa forma, em vez de confiar todos os seus arquivos apenas em um backup físico suscetível a defeitos, você os protege ainda mais com uma tecnologia bem mais confiável.

Cuidado com as senhas

Um cuidado básico que todos devemos ter é proteger o computador com senhas. Seja na hora de liga-lo, evitando que qualquer pessoa o utilize em um momento de ausência sua; ou em pastas específicas, onde você guarda arquivos pessoais e documentos importantes.

Mas a escolha da senha também é muito importante. Evite senhas óbvias, como a data de nascimento, o sobrenome, nome do companheiro ou de familiares. Coloque números, símbolos especiais e alterne em letras maiúsculas e minúsculas. Dessa forma, o computador estará bem mais protegido.

Cuidado com fotos íntimas

Um dos casos mais recorrentes nas delegacias atualmente são os crimes cibernéticos. Na maioria das vezes, são pessoas que roubam ou conseguem de alguma forma fotos íntimas de alguém e espalha pela internet.

É claro que a culpa nunca é da vítima, mas na hora de levar o computador para o conserto, melhor apagar esse tipo de arquivo para evitar problemas.

Agora que você já sabe os cuidados essenciais antes de levar o computador para a assistência técnica, visite o nosso site e entre em contato conosco por e-mail ou telefone.

Somos uma empresa que atua ha mais de 17 anos e visamos o trabalho com confiança e dedicação ao nosso maior bem, O Cliente.

×