Principais cuidados que você deve ter com o seu drone

Então você adquiriu um equipamento especial para captar imagens aéreas e melhorar ainda mais a qualidade do seu trabalho? Parabéns! Agora, chegou o momento de aprender a fazer a manutenção do seu drone.

Digitech Soluções Tecnológicas preparou um guia detalhado com os cuidados básicos para seu dispositivo. Confira!

Antes de começar a voar

Para pilotar um drone de forma segura e sem reduzir o tempo de vida útil do equipamento, é muito importante realizar um curso na área. Como numa espécie de autoescola para fotógrafos e produtores de vídeo, as aulas irão trabalhar não apenas a operação do aparelho, mas também a regulamentação para uso de dispositivos aéreos na sua cidade ou região.

Mesmo que você já tenha algum grau de conhecimento em pilotagem, é imprescindível ler o manual com atenção e tirar quaisquer dúvidas com uma assistência técnica especializada em drones de sua confiança.

Na hora de levantar voo, não deixe de conferir também as condições climáticas do dia. Cada aparelho possui um nível específico de resistência à água e ao vento. Por isso, é importante ler as instruções de uso antes de começar.

Além de verificar se o clima está bom para manter a estabilidade do drone, é fundamental considerar se o tempo também está propício para a qualidade das imagens. Dias nublados com nuvens muito baixas, por exemplo, podem influenciar as gravações e fotos, além de dificultarem a visibilidade do operador e aumentarem o risco de acidentes.

Preste atenção à bateria

Saber lidar com todas as configurações do drone também é um passo importante para preservar sua máquina.

A bateria é um dos elementos mais importantes do equipamento. Isso porque o aparelho pode parar de funcionar subitamente se ficar sem carga durante o voo, dependendo do modelo.

Antes de iniciar os trabalhos, sempre verifique se o drone está completamente carregado. Mas atenção: algumas baterias não podem ser guardadas com carga total.

Se esse for o caso do seu acessório, procure guardá-lo com no máximo 40% de potência e só termine de carregar momentos antes do uso.

As únicas baterias que podem ser guardadas com o máximo de carga são aquelas que possuem o chamado modo storage (ou “armazenamento”, em bom português). Na dúvida, cheque o manual e converse com uma assistência técnica especializada.

Limpeza do equipamento

Como não poderia deixar de ser, a higienização do seu drone é um cuidado indispensável para que tudo siga funcionando como deveria.

A limpeza do casco do aparelho deve ser feita regularmente, já que, pela natureza de uso, é comum que resíduos, poeira e até mesmo insetos se acumulem tanto na parte interna quanto externa.

As principais ferramentas necessárias para limpar o drone são pincéis, sopradores e toalhas de microfibra. Embora o procedimento possa ser feito em casa, é recomendado solicitar a ajuda de uma assistência técnica de tempos em tempos. Além disso, a câmera também exige alguns cuidados. Para preservar a qualidade das imagens, é importante realizar a higienização do filtro UV, usando uma flanela cuidadosamente.

Nesse processo, evite qualquer tipo de movimentação que possa arranhar a lente ou prejudicar o sensor. O ideal é sempre pedir o apoio de um profissional qualificado antes de fazer a limpeza.

Recrutando ajuda para a manutenção

Deu para ver que os cuidados com um drone são muito delicados, certo? Por isso, o custo-benefício de pedir que uma assistência técnica dê uma atenção ao seu equipamento de tempos em tempos tende a ser a saída ideal, evitando perdas e danos.

Digitech Soluções Tecnológicas é uma das referências em manutenção de drones em Belo Horizonte e região. Precisa de apoio na manutenção do seu drone? Clique aqui agora mesmo e vamos conversar!

×