fbpx

Por que se deve formatar seu computador com frequência?

 

A vida útil de um computador costuma ser relativamente longa, mas ao longo de seu período de utilização, a máquina passa por vários processos para que possa funcionar bem e muitas vezes, a formatação é a única opção para dar um basta na lentidão ou travamento do PC.

 

Muitas pessoas têm certa resistência quanto a opção de formatação pelo fato de acharem que pode ser um risco aos dados do computador, mas em algumas situações, essa acaba sendo a melhor e até mesmo única alternativa para resolver determinados problemas.

 

O processo de formatação é seguro, se for feito por um profissional e possibilita melhora no desempenho da máquina, fazendo com que ela fique mais rápida e diminuindo as chances do computador travar.

 

Ao fazer a formatação de um PC, todo seu conteúdo é apagado e o sistema operacional da máquina precisa ser reinstalado do zero. Todos os arquivos, entre eles fotos, vídeos, áudios e documentos são eliminados e não podem ser recuperados.

 

Para que o usuário não perca seus arquivos, se faz necessário transferi-los para outro dispositivo antes da formatação. Conheça detalhes sobre os benefícios da formatação do computador e por que é recomendável realizá-la com frequência.

conserto de notebook

Velocidade

 

Com o tempo de utilização é normal que o PC comece a ficar mais lento e com dificuldades para executar alguns programas. Isso acontece principalmente nos casos de computadores que armazenam muitos dados ou possuem muitos programas instalados.

 

 

Com a formatação, a velocidade do computador aumenta consideravelmente, porque os dados em excesso são eliminados e os programas reorganizados e zerados.

 

Segurança

 

Outra vantagem em formatar o computador diz respeito à segurança. Com o procedimento, vírus que eventualmente estejam agindo na máquina são removidos. Vale lembrar que mesmo com um antivírus instalado, é possível que o computador possa ser infectado e alguns softwares maliciosos só podem ser removidos através do processo de formatação.

 

Limpeza do disco e recuperação de funções

 

Alguns programas excluídos deixam frações no disco do computador tornando-o mais lento. Através da formatação, esses resíduos são eliminados e a máquina se torna mais potente.

 

Outro ponto positivo é que as definições originais do Windows ou Office que, por algum motivo foram perdidas, são recuperadas com a formatação.

 

 

 

Quando é necessário formatar o computador?

 

As circunstâncias onde se faz necessário a formatação são diversas, mas antes de se decidir pelo procedimento, é importante verificar com um profissional se existem outras soluções.

 

Entre os principais motivos que levam à necessidade de formatar a máquina estão:

 

– Pane no sistema operacional;

 

– Lentidão para excetuar programas ou comandos;

 

– Máquina travando com frequência;

 

– Substituição de hardwares;

– Quando há transferência ou venda do computador para outra pessoa;

 

É importante destacar que não é necessário esperar que reações como essas ocorram para realizar a formatação do computador.

 

Formatar a máquina de tempos em tempos, mesmo sem que haja uma necessidade aparente, elimina riscos futuros e garante uma melhora no desempenho de qualquer maneira.

 

Se você precisa formatar seu computador ou realizar qualquer tipo de manutenção para deixá-lo como novo, entre em contato conosco e conheça nossos serviços.

 

Veja também este post   Cuidados antes de se levar o computador para a assistência  / Manutenção de PCs 

 

×