Dicas para aumentar a vida útil do seu projetor

Primeiramente, projetores são facilmente encontrados em ambientes corporativos, já que facilitam a apresentação de imagens durante palestras e reuniões. Além disso, o projetor multimídia tem se tornado o sonho de muitas pessoas, por combinar o conforto do lar com a estética do cinema.

Graças a projeção de imagens em uma tela que facilmente ultrapassa 150 polegadas.

Hoje em dia, existem diversas marcas e modelos no mercado, mas todos precisam dos mesmos cuidados para um bom funcionamento. Por isso, seja para a sua casa ou para o seu negócio, existem 4 cuidados que certamente você aumentará o tempo de vida útil do seu projetor multimídia.

Utilize um nobreak

Veja bem, por possuir em seu interior uma lâmpada que chega a altíssimas temperaturas, o projetor precisa de um tempo para que ela esfrie e, só assim, ele poderá ser desligado com segurança.

O problema é que, quando o aparelho está sendo utilizado e ocorre um pico de luz, esse processo não acontece.  Prejudicando a vida útil da lâmpada de projeção. Por isso o uso de um nobreak é essencial para evitar esse tipo de situação, já que, mesmo com a interrupção de energia elétrica, será possível desligar o aparelho com total segurança.

Utilize o projetor em local ventilado

Como já falamos, os projetores trabalham com altas temperaturas, o que garante um sistema de ventilação interno muito eficiente. Porém, de nada adianta colocar o aparelho em um local fechado e sem circulação de ar, já que a troca de ar quente por ar frio não vai acontecer.  Instale o seu projetor em um local ventilado e longe de outros aparelhos que possam ser fontes de calor.

Repare que projetores são sempre mostrados isolados e nunca próximos de outros objetos.

Tenha alguns cuidados específicos com a lâmpada do projetor

Diferente dos televisores, os projetores utilizam de potentes lâmpadas para projetar as imagens e, como toda lâmpada, elas possuem uma vida útil.

Esse tempo depende de marca e modelo, com lâmpadas normais partindo das 3.000 horas até 7.000 horas – sem mencionar os projetores Laser chegando a 20.000 horas.

Um boa dica é utilizar a lâmpada em modo econômico.

Na maioria dos modelos é possível regular o brilho da lâmpada interna entre econômico e normal.  Muitos aparelhos não precisam utilizar o brilho normal, já que possui qualidade de imagem boa o suficiente no modo econômico.  Esse modo, inclusive, aumenta muito a vida útil da lâmpada.

Nas configurações do aparelho, é possível encontrar quanto tempo a lâmpada já foi utilizada (inclusive o tempo em cada modo).

Cuide da limpeza interna

Por conta do seu sistema de refrigeração, o projetor pode se tornar um grande acumulador de poeira. Existem produtos direcionados para a limpeza de filtros de poeira, no caso de projetores LCD, que podem ser utilizados de maneira simples. Para trabalhos mais intensos, onde é necessário abrir o aparelho, é recomendável que se utilize de serviços especializados, já que estamos falando de um objeto sensível e de valor elevado.

Vida útil do projetor

Dicas como essas são valiosas para que o seu aparelho se mantenha íntegro por mais tempo, o que vai diminuir consideravelmente as chances de precisar levá-lo até uma assistência para serviços de manutenção.

Portanto, se bem cuidado, o seu projetor terá uma longa vida!

Concluímos que se precisar de uma assistência técnica  teremos a maior satisfação em ser sua melhor alternativa em Belo horizonte